Instituto Fundação João Goulart publica livro: Coletânea Carioca

• Instituto Fundação João Goulart publica livro: Coletânea Carioca
Publicado em 30/08/2023 - 12:37  |  Atualizado em 30/08/2023 - 18:34

O livro é feito por e para quem ama a Gestão Pública

No dia 29 de agosto, o Instituto Fundação João Goulart celebrou o lançamento do livro Coletânea Carioca escrito por servidores do Programa Líderes Cariocas na sede do IBMEC, parceiro da Fundação.

O livro é uma iniciativa do Instituto FJG feita por quem ama a cidade do Rio de Janeiro, valorizando assim a Liderança Carioca que se dedica a repensar atividades cotidianas e impulsionar outros gestores a elaborarem políticas públicas que agregam para a Cidade do Rio e seus cidadãos.

Esta é uma oportunidade de trocar experiências e refletir para um melhor desenvolvimento de políticas públicas. Além de ser um estímulo para uma cultura de inovação na gestão pública carioca.

Autores do Coletânea Carioca

Foi feita a seleção de 10 artigos que abordassem propostas implementadas na prefeitura que contribuem para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população, e reuniu todas elas em um livro. Confira os depoimentos de alguns autores:

“O lançamento do Coletânea, como registro histórico de projetos que beneficiam de alguma forma o dia a dia do Carioca, valorizando e divulgando de forma permanente o Programa Líderes Cariocas, com destaque para sua importância colaborativa no desenvolvimento da Cidade”, afirmou o Líder Carioca na Comlurb, Fernando Alves de Oliveira Pinto, autor do capítulo “Programa Lixo Zero – Um Exercício de Cidadania”.

Fernando Alves de Oliveira Pinto – Líder Carioca na Comlurb

Já Simone Costa, autora do capítulo “Os desafios da implantação da rede de mobilidade carioca”, Simone Costa, Líder Carioca na Secretaria Municipal de Transportes, analisou a rede de transporte público e a cidade em movimento pelas mãos de servidores públicos comprometidos com o seu trabalho.

“A mobilidade impacta a vida de todos na cidade. É muito comum que as pessoas não percebam os desafios de conceber e implantar a infraestrutura de mobilidade assim como os seus serviços. Esse artigo serviu para dar um panorama do quanto esse tema prosperou na cidade, de oportuno, nas Olímpiadas. Também serviu para demonstrar que temos servidores e parceiros dispostos porque é nas pequenas oportunidades na Gestão Pública que conseguimos conceber e testar as grandes mudanças em mobilidade urbana”, declarou Simone.

Simone Costa – Líder Carioca na SMTR

Confira aqui toda a lista dos autores que se encontra no livro Coletânea Carioca:

• NudgeRio: Uma Iniciativa Pioneira – Alexandre Cherman (FJG);
  • Programa Raio-X Carioca – Barbara do Nascimento e Alessandra Marques Teixeira (FJG);
  • Programa Lixo Zero – Um Exercício de Cidadania – Fernando Alves de Oliveira Pinto (Comlurb);
  • Cidade Inova – Revista Carioca de Gestão Pública – George de Souza Alves (FJG);
  • Assessoria de Captação de Recursos e Gestão de Fundos Vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social – Jaime Paulino de Souza Neto (SMAS);
  • Programa de Integridade e Transparência da Comlurb: Implementação e Resultados – Juliana Vittorazzi Salles e Gustavo Correa Affonso Puppi (Comlurb);
  • Do Anuário Estatístico ao Data.Rio: Pioneirismo Carioca na Transparência e Transversalidade para Gestão de Dados sobre a Cidade do Rio de Janeiro – Luiz Murillo Nunes Tobias (IPP);
  • Praça Tiradentes: cultura, patrimônio cultural, design e vitalidade urbana – Paula de Oliveira Camargo (SMTC);
  • Geração de valor público desenvolvendo concomitantemente líderes e
    projetos transversais – Pedro Arias Martins, André Appariz e George de Souza Alves (FJG);
  • Os desafios da implantação da rede de mobilidade carioca – Simone Costa (SMTR);

A importância da Coletânea para Gestão Pública Carioca

A presidente do Instituto Fundação João Goulart, Rafaela Bastos, afirma que o livro “Coletânea Carioca” é uma forma de disseminar e dar visibilidade ao capital intelectual de servidores públicos de carreira, destacando os Líderes Cariocas. “A publicação é extremamente relevante para que a população perceba a qualidade das propostas e das estratégias públicas implementadas. É preciso reconhecer que o trabalho é apresentar as políticas públicas criadas por este grupo para a população, políticas estas que têm como objetivo impactar a prestação do serviço público”.

Rafaela Bastos – Presidente do Instituto FJG

Fotos: Tarso Gheli e Arthur Quintella