Maíra de Oliveira

Assistente no Escritório de Dados (Gabinete do Prefeito)

Qual é a definição de liderança para você?

Acredito muito na Liderança pelo exemplo, então a definição de Liderança pra mim sempre permeia a ideia daquele que inspira e impulsiona seus liderados a realizarem cada vez mais e a crescerem individualmente, para que façam, todos juntos, o crescimento da equipe como um todo.

Como dar voz à liderança feminina nas instituições públicas?

Sinto ainda falta de lideranças femininas não apenas nas instituições públicas, mas nas mais diversas áreas de trabalho pelo mundo. Fico feliz com a possibilidade de dar voz a essa Liderança dentro da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tenho orgulho de ser servidora e amo perceber que meu trabalho rende frutos para a melhoria nas condições de vida dos cidadãos cariocas. Uma boa forma de dar voz à Liderança Feminina de uma maneira geral é tratá-la com igualdade perante toda e qualquer liderança masculina, por exemplo. A equidade de gênero precisa realmente ser uma realidade no dia a dia da PCRJ, principalmente no que tange às oportunidades para gerir setores/órgãos e no apoio a uma gestão feminina.

Qual a importância de um Programa de Liderança Feminina para a Prefeitura do Rio?

O Programa de Liderança Feminina é algo inovador na PCRJ e na gestão pública como um todo no nosso país. Ele pode se tornar um marco de extrema importância se for realmente defendido e levado a sério pelos gestores responsáveis por nossa cidade nesse momento atual e em todos os futuros. Desenvolver mulheres e fazê-las perceberem que são aptas e capazes de se tornarem gestoras públicas de extrema qualidade é fundamental para que se possa alcançar uma proximidade com a quantidade de gestores masculinos que já existem. E, principalmente, capacitar mulheres para cargos de alto escalão e imensa responsabilidade pode tornar os olhares diferentes e os pontos de vista totalmente alternativos, fazendo com que toda a instituição pública cresça e se desenvolva ainda mais com tamanha diversidade.

Qual o seu maior aprendizado enquanto mulher na liderança?

Difícil destacar apenas um aprendizado enquanto mulher na Liderança, mas infelizmente ainda não é possível deixar de mencionar a necessidade quase que constante de provar capacidade pelo simples fato de ser mulher. Liderar, na minha opinião, é saber conduzir, respeitando as individualidades e conseguindo entender a capacidade de cada um, individualmente, para desenvolvê-los. Homens e mulheres são plenamente capazes de desenvolver habilidades de liderança e de aprimorar suas capacidades como líder a cada dia. A grande tristeza é a herança cultural que ainda carregamos, em pleno 2022, de uma superioridade masculina e de uma necessidade de que a mulher cuide de todas as outras questões, além das suas profissionais.

Quais os maiores desafios que você enfrentou em um cargo de liderança por ser mulher?

Já enfrentei inúmeros desafios enquanto gestora e o maior deles foi dirigir todo o setor de Gestão de Pessoas de uma Empresa Pública de Saúde, com um total de 17.000 funcionários, em plena pandemia de Covid-19. Apesar da dificuldade natural do cargo e da função assumida, o mais complicado sempre é gerir a necessidade de mostrar-se competente o tempo todo e de continuar dando conta de todo o restante, carregando o rótulo de “super mulher” tão comum nos nossos dias.

Como foi ajudar na construção do Programa de Liderança Feminina?

Ter participado do Grupo Transversal de Trabalho de Liderança Feminina e da construção de todo um programa para a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, incluindo desde benchmarking a cartilhas educativas, políticas públicas e projeto de formação, foi uma das experiências mais incríveis das quais já participei enquanto servidora pública e Líder Carioca. A troca com as demais integrantes do grupo foi de uma riqueza ímpar, o conhecimento de diferentes histórias me fez crescer absurdamente em um curto espaço de tempo. Pesquisar sobre a melhor forma de defender os direitos femininos e a equidade de gênero em uma instituição como a Prefeitura do Rio acrescentou e muito ao meu desenvolvimento pessoal e profissional. Espero que o Programa Rio Liderança Feminina dê muitos frutos e que eu possa acompanhar e participar do desenvolvimento e da ascensão de inúmeras mulheres dentro desta instituição.