• Inovação na Gestão Pública – Uma oportunidade para servidores da Prefeitura do Rio
Publicado em 28/03/2024 - 09:09  |  Atualizado em 27/03/2024 - 09:13

A realização do Prêmio Inova Gestão Pública é uma forma de incentivarmos os servidores municipais a enviarem propostas inovadoras e reconhecê-los com a distribuição de premiações.

Mas como saber se minha proposta é inovadora?

Podemos entender inovação como uma maneira de encontrar novas formas de fazer as coisas ou criar novos produtos que são melhores do que os existentes. É sobre ser criativo e encontrar soluções para problemas de forma diferente.

É comum pensarmos em inovação como grandes descobertas ou invenções revolucionárias, mas na verdade, muitas vezes é um processo gradual de melhoria. Por exemplo, imagine um gari que pensou em criar ou adaptar suas ferramentas e equipamentos de trabalho para facilitar a limpeza de determinados tipos de superfícies ou que desenvolveu uma prática de conscientização ambiental junto à comunidade local durante o seu trabalho de limpeza.

Cada uma dessas ações pode não parecer revolucionária por si só, mas ao longo do tempo, elas somam e resultam em uma qualidade muito melhor no serviço prestado à população.

Outro exemplo pode vir daquele funcionário da linha de frente na área da saúde que, depois de anos observando as práticas em sua unidade de trabalho, consegue identificar e propor melhorias nos processos de atendimento ao paciente, como redução do tempo de espera e otimização da triagem. Isso pode ser com o desenvolvimento de sistemas de agendamento online ou apenas a troca na disposição dos móveis na sala de espera. As duas ações são inovações, é pensar fora da caixa!

Assim como criar um novo aplicativo ou um novo modelo de carro, os exemplos que apresentamos também são inovadores. Se você tem uma ideia de melhoria na sua rotina de trabalho ou na vida do cidadão, inscreva essa Proposta Inovadora no Prêmio Inova Gestão Pública.

E se você já implementou alguma iniciativa que melhorou algum processo de trabalho ou a vida dos cidadãos, inscreva-se em nossas categorias de Iniciativas Implementadas.

A inovação está em toda parte, até nas pequenas melhorias do dia a dia!

Lembre-se, as inscrições estão quase encerrando, corra e faça já a sua.

Clique aqui se inscreva no Prêmio Inova Gestão Pública.