Instituto Fundação João Goulart lança a 20ª edição da Revista Cidade iNova

• Instituto Fundação João Goulart lança a 20ª edição da Revista Cidade iNova
Publicado em 29/03/2024 - 16:16  |  Atualizado

A Revista Cidade iNova chega a sua vigésima edição!

E a cada edição vamos divulgando projetos, programas, e outras iniciativas inovadoras que mostram as boas práticas executadas na gestão pública carioca.

Teremos uma abordagem predominantemente social: no  artigo Acolhimento institucional como proteção e humanização de corpos violados”, escrito por Elizabeth Souza de Oliveira, contanto como a UMRS Casa Viva Del Castilho realiza o acolhimento institucional de adolescentes, encaminhados por decisão judicial.

O Secretário Municipal de Trabalho e Renda Everton Gomes e a equipe do Programa Prato Feito Carioca apresentam o artigo “À mesa,  um prato feito de cidadania”. O programa já distribuiu mais de 2,7 milhões de refeições em 19 comunidades e bairros da cidade. Além de combater a fome, as Cozinhas Comunitárias do programa também têm impacto na geração de trabalho e renda.

Fechando este tripé social, Nadia Marinho, traz o artigo “PROGRAMA GM SEM PRECONCEITO – Por uma mudança de cultura e adoção de práticas antirracistas na Guarda Municipal do Rio de Janeiro”.   O programa busca sensibilizar os membros da Guarda Municipal para reconhecerem e interpretarem as diferentes formas de discriminação em suas atividades profissionais e na vida pessoal.

Compreendendo a relevância dos dados e evidências para a gestão pública municipal, no artigo GP Ágil – Enxergando a educação carioca através de dados”, Bruno Costa Guimarães fala da análise da educação por meio de dados, como a realizada pelo IDEB,  essencial para impulsionar melhorias no sistema educacional.

Além dos artigos, a revista apresenta suas tradicionais seções, com destaque para o CalmaRio, “Eu, líder” onde Vanessa D’Oliveira destaca a importância da diversidade e inclusão na liderança,   Tesouros do Rio e a seção GTT traz o Grupo Transversal de Trabalho (GTT) Pequena África, vencedor da Medalha Instituto Fundação João Goulart na categoria pelo destaque no triênio 2021-2023.

A Cidade iNova está repleta de conteúdos que valem muito a leitura.

Clique aqui e acesse a edição completa.