Instituto Fundação João Goulart lança a 21ª edição da Revista Cidade iNova

• Instituto Fundação João Goulart lança a 21ª edição da Revista Cidade iNova
Publicado em 01/07/2024 - 10:14  |  Atualizado

Chegamos à 21ª edição da Revista Cidade iNova

Explore as ações, programas e iniciativas inovadoras que estão transformando a gestão pública carioca em referência de boas práticas. Saiba quais são os destaques.

O artigo “Projeto Diálogos sobre o PAIF”, relata a iniciativa da Gerência de Proteção à Família de assessorar as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para melhorar a execução do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. As ações do projeto alcançaram centenas de profissionais e famílias, evidenciando a necessidade de contínua formação e discussão sobre temas como gênero e trabalho com povos tradicionais. As autoras são: Michele Pontes da Costa, Alba Valeria Hausmann de Oliveira, Fernanda França Fernandes e Roberta Cavalcante de Azevedo.

Ana Paula Vasconcellos da Silva conta sobre uma iniciativa que tem como objetivo educar jovens sobre proteção de dados e integridade através de narrativas digitais interativas. A Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a MultiRio, apresentaram o artigo “E Agora? Um Rolé Digital”.

Ainda no contexto social,  o artigo “O Silêncio Que Fala: Inclusão Comunicativa nas Unidades de Atenção Primária da Área Programática 5.1”,descreve a implementação de um curso de Libras para profissionais de saúde da Região Metropolitana, visando melhorar o acolhimento e atendimento de pessoas surdas. Viviane  Lins Araújo de Almeida, Rosineli Paz Cabral, Erica Cristina do Nascimento Rodrigues, Raphael Costa Pinto são os autores deste artigo.

Nas tradicionais seções, ”Eu, Líder” , Fernanda Mofati, destaca a importância do planejamento e gestão de projetos para o sucesso das políticas públicas e seu impacto na sociedade. Já na coluna FJG, Pedro Arias e George Alves trazem o Mapeamento de Burocracia Representativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, publicado pelo Instituto Fundação João Goulart em 2024, é o primeiro estudo realizado por município no Brasil.

A Revista Cidade iNova está repleta de boas práticas que valem a pena você conferir. Clique aqui e acesse a nova edição!