• Instituto Fundação João Goulart promove cerimônia de encerramento do Programa Rio Liderança Feminina
Publicado em 23/05/2023 - 10:11  |  Atualizado

Na última sexta-feira, dia 19/05, o Instituto Fundação João Goulart promoveu a cerimônia de  encerramento da primeira turma do Programa Rio Liderança da Prefeitura do Rio de Janeiro, no Palácio da Cidade.

Estiveram presentes a Presidente do Instituto Fundação João Goulart, Rafaela Bastos, a Secretária Municipal de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, a Secretária Municipal de Fazenda e Planejamento, Andrea Senko, além de autoridades, chefias imediatas das alunas, professores colaboradores, alunas formandas da turma 1, aprovadas para a turma 2 e convidados.

Lançado em 2021, o Programa Rio Liderança Feminina tem como proposta, o incentivo ao desenvolvimento de habilidades e protagonismo pessoal que fortaleçam e potencializam a atuação das servidoras no contexto governamental, a partir de dados, capacitações e rodas de conversas aplicadas e  projetos de conclusão de curso que apresentam ações/políticas afirmativas com alto potencial para gerar impacto na vida das mulheres e homes servidores e cidadãos cariocas com enfoque na equidade de gênero. Tais projetos, serão entregues para a Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher a fim de viabilizar as iniciativas  no serviço público orientados pela pauta de gênero e, quando necessário, em transversalidade com outras pastas.

Este é um programa pioneiro em administrações públicas municipais, voltado especificamente para as servidoras mulheres da Prefeitura do Rio. Nesta turma, 46 servidoras concluíram o ciclo e entregaram projetos com propostas de ações afirmativas e/ou políticas públicas nos diferentes eixos trabalhados pelo Programa: equidade de gênero, diversidade e inclusão, combate à violência contra a mulher, liderança feminina, entre outros.

Para Rafaela Bastos, presidente do Instituto Fundação João Goulart: “É gratificante concluirmos esta primeira turma  e ver o potencial que o Programa Rio Liderança Feminina tem na vida pessoal e profissional dessas gestoras públicas. Além de ampliarmos o escopo e a efetividade  de ações e políticas públicas nas questões de gênero, através do impulsionamento ao protagonismo pessoal das servidoras, o qual gera resultados concretos para a gestão pública e as vidas dessas mulheres”.