Instituto Fundação João Goulart realiza titulação dos novos líderes cariocas

• Instituto Fundação João Goulart realiza titulação dos novos líderes cariocas
Publicado em 01/03/2023 - 09:56  |  Atualizado em 07/03/2023 - 10:00

O Instituto Fundação João Goulart realizou a posse dos 100 novos Líderes Cariocas, no Palácio da Cidade. A titulação dos servidores aprovados contou com a presença do Secretário Municipal da Casa Civil Eduardo Cavaliere, da Presidente do Instituto Fundação João Goulart, Rafaela Bastos, Secretária Municipal de Infraestrutura, Jessick Trairi e Rodrigo Prado, Secretário Municipal de Saúde, além dos dirigentes que recebem novos líderes em suas pastas.

Em todo processo seletivo – com índice de recomendação de 94% – tivemos 1504 inscritos, na fase inicial, 1024 inscrições foram validadas, com servidores cujo tempo de Prefeitura varia de  05 a 20 anos (71%) e entre os órgãos, as secretarias com mais inscritos foram: Secretaria Municipal de Educação, Saúde e Fazenda e Planejamento.

Uma das novidades do processo seletivo deste ano foi o conteúdo programático que exigiu conhecimento sobre as estratégias da Prefeitura para a gestão por alto desempenho. Foram realizadas 03 masterclasses preparatórias para as provas objetivas (Planejamento estratégico, Integridade e Liderança Carioca) e todo o processo seletivo teve como foco a aplicação de um novo modelo de seleção, por  competências, baseado na Matriz de Competências do Gestor Carioca.

Lançado em 2012, O Programa Líderes Cariocas, que comemora 10 anos é um programa de gestão de talentos da Prefeitura do Rio, pelo qual, se qualifica a capacidade gerencial da administração pública municipal, através da identificação, formação, desenvolvimento de competências e visibilidade de servidores de carreira aptos a ocuparem posições estratégicas e que desejam enfrentar desafios para melhorar a vida do cidadão carioca. A sua proposta é de mudar a gestão pública municipal a partir do desenvolvimento e reconhecimento dos servidores de carreira.

O líder carioca é o servidor público de carreira, responsável por ampliar a capacidade gerencial de alto desempenho no órgão em que atua, capilarizar boas práticas de gestão, implementar estratégias governamentais, mediar interesses públicos e liderar desafios demandados pela sociedade, a partir de ações, projetos e políticas públicas com alto impacto na melhoria de vida do cidadão.

Atualmente, o Programa conta com 277 servidores participantes (53% mulheres e 47% homens). Deste total, 82% são ocupantes de cargos de gestão (assessoramento e direção). Para os Líderes Cariocas, o Programa traz produtos, ações e conhecimento que ampliam sua capacidade de liderar a partir de suas competências profissionais e pessoais, por meio de ações adequadas ao seu perfil, orientação de carreira em gestão, reconhecimento e visibilidade de seus talentos e suas expertises.

O programa passou, em 2022, por dez medidas de reestruturação, que foram publicadas no Decreto 51.300. A reformulação é alinhada ao movimento global de modernização das instituições públicas. O propósito é construir organizações geridas por competências e voltadas para o aumento da eficácia dos investimentos e efetividade dos serviços e políticas públicas prestados ao cidadão, por meio da qualificação e articulação de seu quadro gerencial.

Rafaela Bastos, Presidente do Instituto Fundação João Goulart recebeu os novos Líderes Cariocas: “É uma grande satisfação receber esse time de servidores talentosos que, junto aos demais membros do Programa Líderes Cariocas, continuarão contribuindo de forma significativa na construção de um ambiente organizacional de alto desempenho e para a melhoria da prestação de serviços para o cidadão. A Gestão Pública Carioca sairá ganhando mais um vez, com a eficiência e alta capacidade técnica da Liderança Carioca”.