PROGRAMA RIO LIDERANÇA FEMININA 2024

O Instituto Fundação João Goulart, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, abriu inscrições para o Programa Rio Liderança Feminina – Ciclo 3 8M. O objetivo é desenvolver a autoliderança feminina no contexto atual da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio de ações de reconhecimento, capacitação e desenvolvimento e favorecer o autoconhecimento para impulsionar o protagonismo pessoal das servidoras mulheres como líderes de si mesmas e como gestoras da sua própria história e carreira na Administração Pública Municipal. É possível assim, contribuir para uma gestão mais equânime na prefeitura.

O Programa foi lançado em 8 de Março de 2021 e foi estruturado através de pesquisas, benchmarking, fundamentação teórica, construção e análise de dados, além da definição de uma tese para ser a base de todo o Programa Rio Liderança Feminina. Dentro da proposta indicada, está o incentivo ao desenvolvimento de habilidades e a criação de políticas e práticas que fortaleçam e potencializem a atuação dessas mulheres no contexto governamental, a partir de pesquisas, capacitações e rodas de conversas aplicadas, além de trabalhos de conclusão de curso com alto potencial de gerar impacto na vida das mulheres servidoras e cariocas

Abrindo esse espaço, mais mulheres terão a oportunidade de assumirem sua autoliderança e protagonismo pessoal nos locais de atuação, transitando com maior facilidade no desenvolvimento de suas carreiras. A Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher é parceira da Fundação neste projeto e chancelará a pauta de gênero.

Inscrições: de 08 a 24 de março/2024

Vagas: 50

Público: Servidoras mulheres que ocupam cargos comissionados na Administração Pública Municipal – direta e indireta

Previsão de início: Abril

Os critérios para a seleção que serão considerados são:

• Diversidade,  raça e cor, idade, identidade de gênero e Órgão de Lotação;
  • Trajetória pessoal e profissional;
  • Justificativa para participação;
  • Objetivos apresentados.

Para saber mais sobre o Programa, acesse o  Guia do Programa Rio Liderança Feminina.

As gestoras selecionadas passarão por um ciclo de de 1 ano, composto por 8 compromissos, e receberão trilhas de aprendizagem de forma personalizada. O Ciclo 3 se encerra no dia 8 de Março de 2025 e reforçará um movimento para mudarmos as percepções sobre gênero na Prefeitura do Rio. Além disso, é uma grande oportunidade de gerar uma rede que fortalecerá a troca e o network, além do desenvolvimento pessoal e profissional de cada mulher.

É muito importante a criação de programas como este que possibilitam ações e políticas públicas mais eficientes e equânimes nas questões de gênero. A Fundação João Goulart, comprometida com a causa pública, criou o Programa Rio Liderança Feminina através de projeto transversal, elaborado por Grupo Transversal de Trabalho – GTT, composto pelas Líderes Cariocas Ana Cláudia Lesçaut, Christiane Oliveira, Jana Libman, Kelly Esch, Maíra Oliveira e Michelle Valadão, as quais atuaram na fundamentação teórica, através do desenvolver da regulamentação e o proposta de plano de trabalho do programa. Um longo caminho que só está começando.